PRINCIPAIS CUIDADOS

ANTES DA COMPRA

 

Você está preparado para ter um sphynx?

 

Eles são lindos, a gente concorda. Mas vamos te avisar antes da sua decisão: ter um sphynx não é barato.

 

Um sphynx precisa de cuidados, ir ao veterinário, fazer vacinas, tomar vermífugo, comer ração super premium, ter areia sempre limpa, além de brinquedos, arranhador, roupinhas (se você achar necessário), tomar banho e ter orelhas e unhas limpas com periodicidade. Além disso pode ser necessário que, de tempos em tempos, ele tome um probiótico ou use algum produto específico para prevenção de otite. Infelizmente, os sphynx não estão livres de ficarem doentes o que, muitas vezes, resulta em tratamentos caros.

 

Por tudo isso é muito importante que você pense bem antes de ter um sphynx. Além dos gastos, seu gato precisará de dedicação de tempo, carinho e cuidados. Os banhos devem ser frequentes e as limpezas de orelhas, olhos e unhas são mais ainda! Dedicação e muito amor são essenciais para se ter um sphynx.

 

Além disso, você vai ter um filhote em casa. Os shpynx costumam ser muito brincalhões quando filhotes, mas ao crescer, tornam-se super dóceis e apegados aos seus donos. Mas, quando filhotes, lembre-se de que eles vão correr pela casa, derrubar uma ou outra coisa, pular, brincar..... Enfim, serem filhotes! Sei que nesse momento a sua resposta é “sim, claro, é isso que eu quero!”. Mas pense mais um pouco: sphynx tem uma estimativa de vida igual a de um gato comum, ou seja, uma média de mais de dez anos de idade. Você realmente está disposto a fazer tudo o que já mencionamos acima por todo esse tempo? Vai mantê-lo junto de você mesmo que você mude de cidade, se case ou tenha filhos? Os sphynx são bastante apegados aos donos. E gato não é uma mercadoria - é um ser vivo, com necessidades fisiológicas e espera todo seu carinho, atenção, cuidado, companheirismo, interatividade e amor.

 

Sabemos que isso parece óbvio, mas sabemos que infelizmente existem pessoas que quando começam a ter gastos (especialmente os de saúde), preferem abandonar seu gatinho a ter que “perder dinheiro”. Esse não é o tipo de pessoa que procuramos para ser a família de nossos filhotes. Queremos que os gatinhos do Gatil Hiromi se sintam seguros, amados e cuidados em suas novas casas e saibam que sua família os amará assim como os amamos antes deles saírem aqui do gatil.

 

Por tudo isso, é absolutamente necessário fazer essas reflexões antes da compra, para que mais tarde o gatinho não seja um “fardo”. Se você realmente ama os animais, especialmente os gatos, e mais especialmente ainda os sphynx, temos certeza que eles o farão muito feliz, pois são muito carinhosos, apegados, sociáveis, inteligentes e com uma personalidade encantadora, além de serem independentes. Mas pense bem - é dedicação, amor e responsabilidade por muitos anos!

 

CUIDADOS GERAIS

 

Vacinação e vermifugação – A vacinação dos felinos após a infância é anual. Deve-se dar uma “vacina ética”, aplicada por um médico veterinário. Há locais que vendem vacinas que não protegem efetivamente das doenças descritas, por falta de qualidade ou até mesmo armazenagem incorreta. Sugerimos a vacina quíntupla (V5), que é a mais completa do mercado e previne a Panleucopenia, Complexo da Gripe (Rinotraqueíte, Calicivirose, Clamidiose) e Leucemia (FELV) - todos os gatinhos saem aqui do gatil já com essa vacina. Também é importante que seja dada anualmente a vacina contra raiva. A vermifugação pode ser feita a cada quatro meses ou de acordo com as indicações do seu médico veterinário de confiança.

 

Água e comida – Para manterem-se com o corpo sempre quente, os sphynx realizam o metabolismo mais rapidamente e, por isso, ingerem mais água e comida se comparados com outros gatos.

É imprescindível que a ração utilizada seja Super Premium pois elas possuem os nutrientes necessários para manter a saúde do seu gato. Além disso, complementamos a alimentação com carne moída, fígado ou frango (sim, gatos são carnívoros). Os sphynx amam comer, e podem querer roubar comida humana, por isso, evite deixar alimentos que não fazem parte da dieta deles ao seu alcance.

Os Sphynx também bebem muita água e seu potinho deve ser lavado diariamente. Os gatos domésticos gostam bastante de água corrente, e seus humanos de estimação em geral compram fontes para estimular o consumo de líquidos. Os Sphynx não têm esse problema, e consomem muita água mesmo sem ser corrente. O segredo é manter o recipiente deles sempre limpo e com uma quantidade generosa de água disponível e fresquinha.

 

Banheiro – Os sphynx adoram brincar com a areia na caixinha e, por isso, acabam espalhando seus grãos pela casa. Uma das maneiras de evitar que isso seja um problema é a utilização de uma caixa de areia fechada. Aqui no nosso gatil utilizamos o seguinte modelo:

 

 

CUIDADOS ESPECÍFICOS

 

Ao incluir um sphynx do Gatil Hiromi na sua família, você será orientado sobre todos estes cuidados. Se você tiver dúvidas, tire-as conosco - estamos aqui para instruir e ajudar você antes da decisão importante de ter um gatinho desta raça e também depois dele já estar morando com você. Confira alguns cuidados específicos que você precisará ter com seu sphynx:

 

Banho e perfume – Dê banho no seu sphynx de acordo com a necessidade - em geral, damos um banho por semana no verão e, durante o inverno, o banho é dado em um período mais espaçado. Para manutenção do banho durante a semana, você pode usar lenços umedecidos que não tenham álcool em sua composição.

O mais importante aqui é: dê o banho no seu sphynx em casa, nunca na pet! E jamais, em hipótese alguma, coloque perfume nele, isso pode afetar seu faro, naturalmente bastante aguçado. Dê o banho no seu gatinho com água morna (teste a temperatura nas costas da sua mão) e use sabonete neutro para bebês (aqui usamos o Huggies Turma da Mônica, mas pode ser o Johnsons também, são duas ótimas marcas que recomendamos). Lave bem o corpo, a cabeça (cuidado pra não molhar a parte interna das orelhas), as patinhas e o rabo e enxague cuidadosamente antes de secar.

 

Corte e limpeza de unhas - Quando você der banho no seu gatinho, é preciso também cortar e limpar suas unhas. O corte é feito da mesma forma que é para os outros gatos: com cuidado, apare apenas as pontas. Já a limpeza das unhas é necessária nos sphynx porque, como eles não têm pelos, o espaço em volta das suas unhas costuma acumular sujeira. Se essa área não for limpa, isso pode causar problemas ao seu gatinho. Para limpar, há um produto específico que podemos te indicar, mas você pode também usar óleo mineral e uma gaze limpa. Limpe todas as unhas do seu felino cuidadosamente.

 

Limpeza dos olhos - Quando os sphynx comem, costumam soltar uma “lágrima” mais escura, uma espécie de secreção típica deles. E, também, por não terem cílios, seus olhos são mais desprotegidos de qualquer sujeira, por isso, fique sempre atento aos olhos do seu gatinho e limpe-os quando julgar necessário. Essa assepsia pode ser feita com soro fisiológico e gaze.

 

Limpeza orelhas - Toda vez que você der banho no seu sphynx, é imprescindível que limpe também suas orelhinhas - isso também acontece porque os sphynx não tem pelos. Usamos a loção de limpeza de orelhas Virbac Epiotic Spherulites com uma gaze antes de qualquer coisa e, cuidadosamente, retiramos o excesso de sujidade da orelha. Depois disso, use cotonetes - nada de economia nessa hora, você vai ver que as orelhas dos sphynx acumulam bastante sujeira e essa limpeza é essencial e muito necessária! E não se assuste, a sujeira é preta mesmo (ou marrom bem escura!).

Atenção: se notar que a orelha do seu gato está com um aspecto diferente ou se ele sacudir muito a cabeça ou coçar a orelha constantemente, procure o seu veterinário de sua confiança. O seu gatinho pode ter uma infecção no ouvido ou ácaros da orelha que requerem administração de medicação.

 

Temperatura - Os sphynx tendem a ser mais quentes do que os outros gatos - ao encostar na pele dele, a sensação é de tocar um pêssego quentinho. Porém, sua temperatura corporal é similar a dos outros felinos. Temperatura superior a 39,5°C é considerada febre e sinal de algo está errado. Se você perceber que ele está muito quente ou notar mudanças de comportamento (ele que ficou mais apático e olhando sempre pra baixo, por exemplo) procure seu veterinário de confiança.

 

Cravos – Os sphynx possuem a pele mais gordurosa, por isso, podem ter cravinhos na região do focinho ou no rabo. É importante a extração deles para que não haja infecções e inflamações.

 

Protetor solar e hidratante: No Gatil Hiromi não usamos hidratante. Lemos em vários lugares que os sphynx devem usar hidratante, mas não vimos a necessidade de utilizá-los na prática. A pele do sphynx em si já é mais oleosa e hidratada, o que a torna bastante macia. Sobre a utilização de protetor solar, evitamos que nossos gatos fiquem expostos ao sol. Mas não há necessidade de utilizar o protetor quando eles pegam um solzinho gostoso na janela. Pense como se fosse com você: se ficar exposto ao sol do meio-dia de verão, vai levar um torrão, mas se for um sol de início do dia, indireto, só faz bem!

 

Alterações nas fezes - Pode acontecer de você notar, ao limpar a caixa de areia do seu gatinho, que suas fezes estão mais moles do que costumam estar. Neste caso, pode ser necessário trocar a alimentação dele ou até mesmo administrar probióticos para regular a flora intestinal. Isso será indicado pelo seu veterinário de confiança - mas quem precisa ficar atento a qualquer alteração no seu gato é você.

Outra alteração comum é notar fezes com sangue. Isso pode acontecer por algum problema na saúde do seu gatinho ou porque ele rompeu algum vaso do reto na hora de defecar - a chance disso acontecer com sphynx é maior do que com outros gatos. Ao menor sinal de dúvida, fale conosco ou entre em contato com seu veterinário de confiança. Pode ou não ser um sinal de parasitose, mas só alguém especializado saberá te dizer, evite os “achismos”.

 

Roupinhas e enfeites - Sempre indicamos que evitem colocar coleiras com guizos nos seus gatos - sabemos que a maioria das coleiras vêm com guizos, mas você sempre deve retirá-los. O guizo pode irritar o gato e vai totalmente contra sua natureza de caçador (que nunca quer ser encontrado e, por isso, adora um esconderijo como caixas, gavetas e armários).

Quanto às roupinhas, sabemos que os gatos não costumam ser tão receptivos ao uso delas quanto os cães. Por isso, é importante ter paciência e fazer uma adaptação cuidadosa - não vista seu gatinho com uma roupa e saia de casa, por exemplo. Ele pode se assustar, ficar se debatendo nas coisas ou até ficar prostrado, sem se mexer. Faça isso quando tiver tempo para ajudá-lo a se adaptar. Uma boa dica é começar com um pequeno acessório (coleira, lenço) e ir migrando aos poucos - sempre com cuidado ao menor sinal de alergia causada pelo tecido e respeitando também seu gato.

 

Brincadeiras - Essa é a parte mais divertida! Quando filhotes, os sphynx tem uma energia que parece não ter fim e brincam muito! Eles precisam da sua atenção e adoram brincar de buscar objetos pequenos e trazer de volta (ratinhos de pelúcia costumam ser ótimos pra isso - ou até mesmo a simples bolinha de papel amassado). Estimule-o a brincar com arranhadores, ratinhos de pelúcia, varinhas com penduricalhos nas pontas e o que mais a imaginação mandar! O importante é estimular a diversão.